INTRODUÇÃO:

O Banco Nacional de Angola (BNA) considera que a taxa de câmbio atingiu o nível de equilíbrio, mantendo-se em 650 kwanzas, por um dólar norte-americano, devido aos ajustamentos realizados no mercado cambial desde 2017, tendo a taxa de câmbio passado a desempenhar o papel de amortecedor dos choques externos.

SÍNTESE DAS CONSIDERAÇÕES:

Estas considerações foram feitas pelo vice-governador do banco central durante uma conferência de imprensa que na qual apresentou o relatório sobre a evolução do mercado cambial em 2020.

Segundo o vice-governador do BNA, com o ajustamento tem estado a ocorrer e neste momento existe um nível de reservas internacionais bastante confortável e que permite em caso de necessidade fazer face aos choques externos. Nesse sentido o relatório sobre a evolução do mercado cambial aponta que as Reservas Internacionais Brutas fecharam o ano de 2020 com uma cobertura das importações de 12,2 meses contra 9,3 meses no final de 2019, enquanto as Reservas Internacionais Líquidas fecharam o ano a exceder o mínimo ao abrigo do programa do Fundo Monetário Internacional de 8,09 mil milhões de dólares.

O documento realça que a taxa de câmbio do Kwanza (AOA) contra o dólar (USD) norte-americano evoluiu em direcção ao equilíbrio, sendo visível uma desaceleração da sua depreciação no final de 2020, tendo-se estabilizado no início de Novembro de 2020 em torno de USD/AOA 650,00 e mantido nesse nível até à data da elaboração do relatório (30 de Janeiro).

O documento dá ainda conta que entre as várias medidas implementadas pelo BNA, contribuíram para a estabilidade do mercado cambial e não obstante a queda acentuada da produção e do preço médio do petróleo, registou-se um saldo positivo na conta corrente de 1,7 mil milhões de dólares, que representa 2,9% do Produto Interno Bruto.

Nota: A informação desta Flash News não dispensa a consulta da legislação indicada ou eventuais alterações à mesma.

A nossa equipa manifesta total disponibilidade para o apoiar e para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais sobre o tema da presente Flash News.

Para mais informações:

  • Albino Neves
    Diretor Técnico
    TM: +244 926442380
    TM: +351 917257639
    E: albino.neves@beyond.co.ao

(geral@beyond.co.ao)

Pode ver tutorial/filme, clique aqui.

BNA Garante Taxa de Câmbio Estável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *